Biografia
VIDA E OBRA DE ANTONIO FERNANDES, FILHO
Publicado em 27/04/2017 08:47 - Atualizado em 27/04/2017 10:00
Biografia
*Áurea Maria Chagas Portugal
Antônio Fernandes, filho - Nico Fernandes (1896 a 1977): Natural de Inhapim, de família tradicional: era filho do Cel. Antônio Fernandes e D. Ignez Aurora. Casado com D. Maria Silva Araújo (D. Mariinha) e pai de seis filhos: Aristarcho, Ignez, Yolanda, Maria Auxiliadora e Álvaro, além de Alexandre que faleceu ainda criança.
Foi o primeiro prefeito de Inhapim eleito por voto direto e governou nosso município de 1948 a 1950 ( 1º mandato ) ; 1955 a 1958 (2º mandato) 1963 a 1966 (3º mandato), administrando-o com economia e talento e honradez. Fez várias doações de terrenos para o município como o das praças: Alberto Grossi e Padre Geraldo (Pracinhas das Pontinhas). Sempre com o propósito de ajudar a cidade abdicou de seu salário como prefeito.
Governou Inhapim quando este tinha uma enorme extensão territorial e era composto pelos distritos: São João do Oriente, Santo Estevão (Iapu), Socapó (D. Cavati), São Domingos das Dores, São Sebastião do Anta, Veadinho (Tabajara), Jerusalém, Itajutiba e povoados como Alegre, Novo Horizonte, São Tomé, Peixe, Macadame entre outros, que foram se desmembrando durante os seus mandatos como: Iapu, D. Cavati e São João do Oriente.
Em sua gestão iniciou a construção do Hospital de Inhapim e, quando o dinheiro da verba não chegava , pagava os servidores com recursos próprios. Em seu governo foi construída a Praça de Esportes e foi concluído o calçamento, com paralelepípedos, das ruas: Direta (Cel Guilherme, Cel Antonio Fernandes, Prof. Elias) , rua da Igreja (Pe. Vigilato), a Minguante(Oswaldo Silva Araújo) e a rua Cel. Pico (Alberto Azevedo) entre outras. Foi responsável pela perfuração de três Poços Artesianos com Caixa d’água para consumo da cidade, rede de distribuição da água nas residências e rede de esgoto Pluvial. Plantou 10.000 pés de eucaliptos, que foram vendidos mais tarde. Comprou ações da Petrobrás. Construiu as Praças de Inhapim: na rua 28 de março ( Lindolfo Barbosa e hoje Alaíde Dornelas, mais conhecida como Praça das Palmeiras) com um belo coreto, a Praça que tem o seu nome: Antonio Fernandes, filho (antiga Praça da Cadeia, hoje, conhecida como Praça do Sindicado) , várias estradas e pontes nos distritos de Inhapim, entre as principais obras.
Foi uma figura muito marcante para nossa cidade.

Calçamento da rua Direita (Cel Antônio Fernandes)
|

Praça 28 de Março com o coreto . Atualmente Praça Alaíde Dornelas (Praça das Palmeiras)
|



Tela do Coreto - Propriedade de Luis Chagas
|

Praça Antônio Fernandes Filho(Jardim da Cadeia, hoje, Praça do Sindicato
|
*Professora e Pesquisadora
Fonte de Pesquisa:
Colaboração Especial de Guido Silva Araújo
Irene Chagas Portugal
Revista Inhapim Ontem e Hoje
Cantinho da Saudade (Stela Chaves)
Jornal “A Bandeira”
Fotografias do Acervo Fotográfico do Museu Casa do Bentoca
Projeto Minha Cidade Tem Memória
por Comunicação