Dia 18 de maio teve programação intensa
Com intensa programação, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é lembrado em Inhapim.
Publicado em 19/05/2022 15:20 - Atualizado em 20/05/2022 08:01
A Prefeitura de Inhapim, através da Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Muncipal de Cultura e Turismo e Secretaria Municipal de Educação, lembraram no dia de ontem 18 de maio, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Com uma intensa programação, o dia começou com uma caminhada de conscientização pelas ruas “Osvaldo Silva Araújo” e “Alberto Azevedo” no centro da cidade, e contou com a participação dos alunos das escolas municipais Dr. Alípio Fernandes, Ione Ambrosina de Siqueira, Pré-Escolar Municipal Tia Odaísa de Melo Marques, Creche Municipal Enedina de Lima Sayago, e ainda, alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Inhapim – APAE, grupos da terceira idade, servidores de diversos departamentos e secretarias municipais, Guarda Mirim de Inhapim, projeto social “Barui Bão”, servidores e usuários do Centro de Atenção Psicossocial Adulto e Infantil, além de secretários municipais, vice-prefeito, entre outros.

A caminhada teve início às 08:30 da manhã com o apoio da gloriosa corporação de Tiradentes, através da 288ª CIA de Polícia Militar de Inhapim, e também da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, através da 14ª Delegacia de Polícia Civil, encerrando por volta das 10:00 da manhã, com o pronunciamento do vice-prefeito Sandro Adriano na praça de esportes “João Felisberto Pereira”.
Já na parte da tarde, às 14 horas no salão nobre da prefeitura de Inhapim, ocorreu uma série de palestras com o tema: Entender pra Combater a Violência e o Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes, promovidas por integrantes do Poder Judiciário, Ministério Público, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, Secretaria de Saúde e Secretaria de Assistência Social.
Destaque para o primeiro palestrante, Dr. João Fábio Bomfim Machado de Siqueira, juiz de direito da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Inhapim-MG, que em seu pronunciamento lembrou a importância de se combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, com ênfase nas consequências penais dos abusos e na importância da denúncia, para que haja a devida apuração; “A ideia foi esclarecer e orientar ao público presente como todos devem agir diante de situações de exploração e abuso sexual infantil, destacando-se os sinais de abuso e como fazer a denúncia, para que possamos criar uma verdadeira rede de proteção, com a participação de toda a comunidade local”, explicou o magistrado.

O representante do Ministério Público do Estado de Minas Gerais – MPMG, Dr. Igor Peixoto Marques, Promotor de Justiça da Infância e Juventude da Comarca de Inhapim disse em sua palestra que o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes é um dos temas mais caros para o Ministério Público. A eficiência na prevenção e repressão do abuso e da exploração sexual depende do trabalho articulado de toda rede de proteção da infância e juventude, mas também de toda a sociedade e das famílias, especialmente no que diz respeito à adoção de providências quando se verificam tais violações de direitos; “O abuso é caracterizado por todas as ações que busquem a violação sexual de crianças e adolescentes, desrespeitem sua intimidade ou tenham por finalidade a satisfação sexual do abusador. Quando sofrem abuso sexual, a criança e o adolescente costumam demonstrar alguns sinais: mudanças bruscas de comportamento; irritabilidade ou agressividade excessiva; comportamento arredio, desejando ficar sempre sozinho; estado de alerta constante, tenso, ansioso e assustado; além da regressão em seu desenvolvimento, apresentando-se muito infantil para a idade. Devemos nos manter vigilantes diante dos sinais que podem indicar uma possível violação de direitos” orientou.
A presidente do Conselho Tutelar de Inhapim, conselheira Ana Paula Ribeiro Lopes, disse que a criança ou adolescente que é vítima de abuso ou exploração sexual, nunca é culpada por tal crime. A culpa sempre é do abusador. Quem é vítima e não denuncia, carrega as marcas do abuso e também do silêncio; “O abuso sexual contra crianças e adolescentes geralmente parte de pessoas conhecidas, que usam da confiança para cometer os crimes. Ela afirmou ainda que a maioria dos casos acontecem dentro de casa, então essas vítimas se veem sem apoio. No e
ntanto, elas devem procurar ajuda de alguém de confiança, como outro familiar, os pais de amigos ou um professor” afirmou.
Palestraram ainda o comandante da 288ª Companhia de Polícia Militar em Inhapim, Ten/PM Alessandro Moraes Silva.
Para finalizar, o enfermeiro e vice-prefeito Sandro da Saúde usou a tribuna para afirmar que as novas gerações se colocam em posição de empoderamento desde cedo, lutando por ser quem querem ser. Ele disse que essas vivências jamais devem ser interrompidas por experiências tão traumáticas como o abuso sexual; “ As consequências do abuso sexual deixam marcas para a vida inteira, desde as marcas físicas, como possíveis doenças advindas dos crimes, às marcas psicológicas, como traumas que fazem com que as vítimas busquem por abusadores como parceiros futuros” e foi além; “Crimes de cunho sexual contra crianças e adolescentes ocorrem principalmente dentro da própria casa. Muitas vítimas não têm coragem de pedir ajuda, ou nem mesmo sabem identificar que estão sendo vítimas. A importância de momentos como esse é justamente levar informação desde cedo as crianças e adolescentes, que precisam ter essa consciência, essa proteção de saber o que pode e o que não pode ser feito com seus corpos. Precisam saber impor limites a quem quer que seja. Precisam ouvir, ver e sentir que há possibilidade de serem protegidos caso isso aconteça” finalizou.
E para finalizar, as 19:00 horas, em frente da Secretaria Municipal de Assistência Social foi exibido o filme: Soul, uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Assistência Social para o entretenimento de crianças e adolescentes.
GALERIA DE FOTOS
por Assessoria de Comunicação