MEDICINA PARTE III POSTO DE SAÚDE DR. THOMAZ LUCCA
Dr. Thomaz nasceu em maio de 1922 , filho do italiano José Lucca e de Palma Cimini, mineira de Barbacena. Eram 11 irmãos.
Publicado em 26/04/2017 13:49 - Atualizado em 28/04/2017 11:13
MEDICINA PARTE III –POSTO DE SAÚDE – DR. THOMAZ LUCCA
*Áurea Maria Chagas Portugal
Dr. Thomaz nasceu em maio de 1922 , filho do italiano José Lucca e de Palma Cimini, mineira de Barbacena. Eram 11 irmãos.
Dr. Thomaz foi alfabetizado por sua irmã Maria Catarina (D. Quita) em São Domingos das Dores . Em 1932 foi para Caratinga para terminar os primeiros anos do ensino fundamental .
Em 1936 foi para Ubá , continuar os estudos no Ginásio São José, que era internato em tempo integral. Permaneceu nesse ginásio por 5 anos .
Em 1941 foi para Belo Horizonte para fazer o que se chamava Ensino Complementar e o fez na Escola de Farmácia. Esse curso dava direito a prestar vestibular em outras áreas, inclusive medicina.
Prestou vestibular na Universidade de Minas Gerais e foi aprovado em 3º lugar.
Em 1945, foi convocado para 2ª Guerra Mundial e foi para São João Del Rei, para treinamento. Em agosto deste ano partiria para Europa, porém a 2ª Guerra terminou em maio.
No quarto ano de medicina começou a trabalhar em vários a ambulatórios e no Pronto Socorro em Belo Horizonte. Passou no concurso para médico residente e foi a residir no Pronto Socorro, dando plantão noturno a partir das 22 horas.
Em 1948 se formou em Medicina. Foi para Resplendor, porém resolveu começar a vida profissional em Inhapim, lutando contra todas as carências : chuva, lombo de cavalo, pernoitar na casa do paciente até que tudo tivesse resolvido. Sem hospital , muitas vezes , seu consultório era improvisado para socorrer as vítimas de acidente da BR116 (Rio Bahia) que eram muito frequentes. As vítimas mais graves iam para Caratinga e as outras ficavam no Asilo Padre José Faustino, que era próximo de sua residência e improvisado como enfermaria.
Na década de sessenta surgiram os primeiros casos de paralisia infantil na cidade de Inhapim, Dr. Thomaz foi encarregado de catalogar e vacinar toda a região. Nessa época não existia Posto de Saúde em Inhapim. Foram vacinadas as crianças de Inhapim, São João do Oriente, D. Cavati, Cachoeira da Escura e Barra Mansa. Foram os estudantes que ajudaram na vacina de crianças até cinco anos.
Médalha de Honra ao Mérito Maria José Motta- 75 anos de Emancipação Política de Inhapim – Mons. Raul e Dr. Thomaz
|
|
Essa atitude sensibilizou os governantes e foi criado o Posto de Saúde sob a Direção de Dr. Mário Gomes.. Com a aposentadoria de Dr. Mário Gomes, assumiu o Posto de Saúde em 1976, onde continuou as atenções à Hanseníase, tuberculose e doenças mentais.Trabalhou no Posto de Saúde, cumprindo seu horário durante vários anos como púnico médico e atendendo toda a região até se aposentar pelo Estado de Minas Gerais. Mais tarde passou a trabalhar pelo município de Inhapim, junto com outros médicos.
Fora da área da saúde , colaborou com o Professor Otávio Dias de Souza e Dr. Guilhermino de Oliveira para a vinda da CNEC( Campanha Nacional de Ensino Gratuito) , com o Dep. Altair Chagas para instalação da Escola Normal (EE “Alberto Azevedo”) Muitas vezes saiu de bicicleta para angariar fundos para aquisição do prédio da escola.
Cooperava diariamente com a polícia, com o Fórum, com vários juízes auxiliando com a realização de laudos médicos periciais.
Dr. Thomaz reside em Inhapim com sua esposa D. Nilza Azevedo Lucca. É pai de 6 filhos: Mônica, Simone, Patrícia, Silvana, Bethânia e Fernando.
Seu trabalho junto à medicina, em Inhapim, foi muito bem sucedido ,atendia a todos os pobres gratuitamente . Em maio deste ano(2017) fará 95 anos. E ainda atende em seu consultório, todos que o procuram.
*Professora e Pesquisadora
Fonte de Pesquisa: Entrevista com Dr. Thomaz Lucca
por Comunicação