No tempo dos coronéis...
Inhapim era distrito de Caratinga e já era polarizada. Era a terra dos Bacuraus e dos Caranguejo.
Publicado em 26/04/2017 17:37 - Atualizado em 28/04/2017 10:56
No tempo dos coronéis...
Aurea Maria Chagas Portugal*
Inhapim era distrito de Caratinga e já era polarizada. Era a terra dos Bacuraus e dos Caranguejo. Eles fizeram a história de nossa cidade ser rica em detalhes na famosa era dos "coronéis" . Cel. Guilherme Milward Azevedo, meu bisavô, era dos Bacuraus. Veio "colonizar" a "Mata". Trouxe sua esposa : D. Olímpia Portugal, que teve de se acostumar com a jeito bandeirante do "coronel". Ele era um homem muito bonito: pele branca , olhos muito azuis, alto. Era muito altivo , enérgico e empreendedor, dono de muitas terras.
IGREJA DAS DUAS TORRES - 1ª IGREJA CATÓLICA DE INHAPIM
|
Minha bisavó, querendo ou não se acostumou com o ambiente meio selvagem de Inhapim e com a vontade soberana do coronel. Eles vieram para Mata com os filhos mais velhos, inclusive , meu avô Cap. William. Ela logo fez amizade com o padre e ajudou financeiramente a construir a primeira Igreja Católica de Inhapim, que era chamada de Igreja das Duas Torres.
Meu bisavô fez a breve e bem sucedida carreira política de seu filho Alberto Azevedo. Digo breve, porque Alberto Azevedo morreu muito jovem.
D. OLÍMPIA PORTUGAL MILWARD DE AZEVEDO E SEU ESPOSO CEL. GUILHERME MILWARD DE AZEVEDO
|
Contudo, o maior de todos os legados do Coronel Guilherme para Inhpim foi a Cia Força e Luz. As máquinas vieram da Alemanha. E por longos anos a Cia Força e Luz manteve iluminada nossa Inhapim. Foi uma grande festa o dia da inauguração. Com direito a banda dos Bacuraus , foguetes e missa de Ação de Graças. Com a morte prematura de Alberto Azevedo e como seus irmãos tinham carisma político, Cel. Guilherme não teve herdeiro político.
Fazenda do Cel. Antônio Fernandes
|
Os Caranguejos eram representados pelo Coronel Antônio Fernandes. Que era filho de um espanhol Cláudio Fernández, que veio para Caratinga em busca de uma cará branca para curar sua esposa vítima de escorbuto. Uma linda história de amor. ..As histórias dos coronéis se confundem. São homens destemidos, corajosos e desbravadores. Esposas religiosas, submissas e muito bem educadas.
Coronel Antonio Fernandes tinha um enorme bigode. Ao contrário de Coronel Guilherme , ele fez herdeiro político. Seu filho Antônio Fernandes Filho ( Nico Fernandes) , foi o primeiro prefeito de Inhapim eleito por voto direto. Eu me lembro de Nico Fernandes como prefeito nos anos sessenta. Ele foi eleito três vezes prefeito de Inhapim. Com ele à frente da prefeitura, Inhapim teve as ruas calçadas, foram construídas as pracinhas da rua da Minguante com o Coreto , a praça da Cadeia com chafariz, as famosas pontinhas. Pena não o coreto e o chafariz existirem mais! Outras obras que marcaram as gestões bem sucedidas de Nico Fernandes.
Cel. Guilherme e Cel Antônio Fernandes nunca foram inimigos . Somente adversários. No campo político a guerra era intensa. Voto de cabresto por voto de cabresto. Atualmente, sucedendo os Caranguejo e os Bacuraus temos os Pica-paus e os Corta-goelas São eles que fazem a farra em Inhapim. Cel. Guilherme e Cel. Antônio Fernandes são nomes de rua.
O legado de ambos ficou. Foram bravos, destemidos, aventureiros, empreendedores. Lutaram por suas idéias. Eram a Lei ... Viveram sua história e fizeram a história de Inhapim... Eles se foram há muitos anos...mas o legado de ambos ficou....
*Professora e Pesquisadora
Fotografias do Acervo do Museu Casa do Bentoca
Pesquisa Minha Cidade tem Memória – Projeto da Fundação Maria José Motta
Acervo do Grupo Museu de Inhapim - Facebook
por Comunicação